Em Setembro participei do Seminário '22-Step Great Screenwriting', com John Truby, em Londres. Estou publicando aqui, em seis partes, as anotações que redigi durante as palestras. As duas primeiras partes – Parte I e Parte II – são relativas a Premissa e Criação de Personagens. As demais serão sobre trama, gênero e diálogo. Segue agora a terceira parte, onde revelam-se os já famosos mas esotéricos '22-steps':
NOTAS DO SEMINÁRIO DE JOHN TRUBY - PARTE III
Criação de tramas é mais complexa habilidade de um escritor.
Cada roteiro é diferente, então a ordem dos 22 passos pode ser diferente. Os '22-steps' são uma ferramenta para escrever seu material. Não é uma formula rígida. Começando pelo final, para poder 'enquadrar' a trama:
1 – AUTO REVELAÇÃO/DESEJO
O que o Herói aprende no final da estória.
O que o Herói sabe no começo da estória.
Sobre o que o Herói está errado no da estória.
2 – FANTASMA E MUNDO DA ESTÓRIA
O Fantasma assombra a vida do Herói, porém o Fantasma não é possível se a estória começa em um mundo paradisíaco.
O Mundo da Estória é o ambiente que cerca o Herói, personagens secundários, arredores físicos.
O Mundo da Estória é a expressão do que o Herói é.
O Mundo da Estória não é a vida real. Numa estória tudo é sobre o personagem e o Mundo da Estória deve serví-lo.
O Mundo da escravidão deve ser uma expressão física da grande fraqueza do Herói.
3 – FRAQUEZA/NECESSIDADE
A falha que o Herói deve superar.
Algo que está faltando e deve ser preenchido no final.
Se for uma necessidade moral, devemos ver ações imorais contra alguém.
4 – EVENTO INCITANTE
Evento externo que cataliza a personagem para uma meta. O Herói acha que consegui resolver um problema, mas cria outros.
5 – DESEJO
Linha de desejo. Simples, específica e contínua até o final da estória.
6 – ALIADO(S)
Consciência do herói. Alguém com quem o Herói pode conversar. Alguém para comparar com o Herói.
Considere dar ao Aliado um desejo próprio.
7 – OPONENTE
Aquele que quer impedir o Herói de atingir sua meta.
Deve-se saber: o porquê, e o quê o Oponente quer. Quais são os valores do Oponente e como eles diferem dos valores do Herói.
8 – ALIADO FALSO – OPONENTE
Oponente que age como Aliado e às vezes acaba desejando que o Herói tenha sucesso.
9 – PRIMEIRA REVELAÇÃO E DECISÃO
O Herói consegue novo pedaço de informação, ajusta a linha de desejo e dá razão para sua meta.
A mudança da linha de desejo deve ser uma “entordada” e não uma quebra. Deve intensificar o desejo.
10 – PLANO
Normalmente não funciona de primeira.
11 – PLANO DO OPONENTE
Quanto melhor o plano do Oponente for, melhor a qualidade da trama.
12 – ROTA
Série de ações que o Herói realiza para alcançar a meta, atrás de seu desejo. São ações imorais.
13 – ATAQUE PELO ALIADO
O Aliado questiona os métodos do Herói.
14 – DERROTA APARENTE
Momento explosivo onde o Herói parece vencido.
15 – SEGUNDA REVELAÇÃO E DECISÃO
Correção no desejo e motivo. Leva a Rota Obsessiva.
16 – REVELAÇÃO PARA O PÚBLICO
Nova informação para o público mas não para o Herói. Público descobre que Aliado trabalha para o Oponente.
17 – TERCEIRA REVELAÇÃO E DECISÃO
Nova correção no desejo e motivo.
18 – PORTÃO, CORREDOR POLONÊS E VISITA À MORTE
Proximidade do Herói com a morte.
19 – BATALHA
Convergência de todos os personagens, ações e espaços. “Insight” sobre o tema.
20 – AUTO-REVELAÇÃO
Repentina e estilhaçante rompante de emoção
21 – DECISÃO MORAL
O Herói se dá conta que tem agido errado e toma uma decisão que prova que ele mudou.
22 – NOVO EQUILÍBRIO
Nível maior ou menor. Numa obra-prima, é uma revelação temática.
Seja flexível, mas mude os passos por seu próprio risco.
A tradução é livre e de minha autoria.
Os conceitos originais podem ser lidos na Parte I.
FIM DA PARTE III – Leia a Parte I e a Parte II
Fernando Marés de Souza
Roteiro de Cinema, roteirodecinema.com.br
Foto por Fernando Marés de Souza
Falar que escrever em três atos é matar sua estória é meio que pose do cara.
ResponderExcluirEsses passos são completamente divisíveis em três atos.
Na verdade é marketing, claro, mas ele diz - e eu reproduza naquele texto - divida em três atos se quiser, os três atos estarão onde você disser que estão, mas isso não o ajuda em nada...
ResponderExcluirOlá Fernando.
ResponderExcluir"A mudança da linha de desejo deve ser uma “entordada” e não uma quebra. Deve intensificar o desejo."
O que significa entordada?
Não pode-se mudar o desejo. Se o Herói deseja sucesso profissional, a linha de desejo pode ser: um emprego, e depois de ter um emprego, uma promoção. É só uma entortada. Mas se desejar ter sucesso profissional e depois mudar para encontrar uma namorada, aí quebra, são duas estórias diferentes.
ResponderExcluirO conceito original de "entortada" é "Bend", by the way. Se alguém achar uma tradução melhor, grita.
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