Artigos mais Recentes

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Notas do Seminário de John Truby - parte 1/6

Dias 12 e 13 de Setembro participei do Seminário '22-Step Great Screenwriting', com John Truby, autor de 'The Anatomy Of Story', promovido pelo Raindance Film Festival na Universidade de Westminster em Londres. Publicarei aqui as anotações que redigi durante as palestras, sobre ALGUNS PONTOS CHAVES dos ensinamentos de Truby. Dividirei o artigo em seis partes. Segue agora a primeira:

NOTAS DO SEMINÁRIO DE JOHN TRUBY - PARTE I

Toda estória é uma seqüência de eventos que leva a transformação de um personagem. Uma transformação moral.

A diferença entre Psicologia e Moral de personagem, é que o aspecto Psicológico só afeta a personagem, enquanto o aspecto Moral afeta os outros personagens.

Não existe diferenças entre trama e personagem, um está intrinsecamente ligado ao outro. Trama são as ações do personagem e eventos que o afetam. Por outro lado, o personagem é definido pelas ações e revelado através da trama.

Truby afirma que toda estória compartilha uma estrutura clássica com 7 estágios em comum:

Fraqueza/Necessidade
                           Desejo
                                 Oponente
                                           Plano
                                               Batalha
                                                  Auto-revelação
                                                      Novo Equilíbrio

NECESSIDADE E DESEJO são duas coisas diferentes. Desejo é o que o personagem quer, e Necessidade é o que ele precisa, para ter uma vida melhor. Por exemplo: se um alcoólatra diz que “necessita” de uma bebida, ele na verdade “deseja” uma bebida. O que ele necessita mesmo é parar de beber. Em muitos casos o Herói não tem conhecimento de sua necessidade.

OPONENTE é a pessoa que está impedindo o personagem de alcançar sua meta. Em quase a totalidade dos casos, herói e oponente desejam a mesma meta, e a competição por ela gera o conflito. Mas para entender isso é preciso olhar atrás das aparências. Exemplo de conflito: Uma filha adolescente pede ao pai para sair com o namorado numa terça feira e o pai nega. Não é que o pai também deseje sair com o namorado da filha. O que eles disputam é o controle da vida da menina.

PLANO pode ser desde as detalhadas etapas para ladrões roubarem um banco, até a ida de uma dona de casa comprar frutas. Podem ser simples ou complexos, e na maioria das vezes, não funcionam de primeira.

BATALHA entre o Herói e o Oponente principal, pode parecer ação, mas a verdadeira ação é somente a resolução da batalha.

AUTO-REVELAÇÃO é o momento de descoberta do Herói sobre como suas ações tem afetado outras pessoas.

NOVO EQUILÍBRIO pode ser alto ou baixo, baseado na experiência narrada na estória vivida pelo personagem

Um versão expandida da estrutura clássica pode conter também estes elementos, os quais não estão sempre presentes em todas as estória:

FANTASMA: Evento do passado do personagem que ainda o assombra no presente. Oponente interno da Personagem.

MUNDO DA ESTÓRIA: Detalhes do ambiente e sociedade, regras, hierarquias onde se insere o personagem.

INCIDENTE INCITANTE: Evento externo que cataliza a personagem para uma meta.

TREINAMENTO: É o momento que o Herói adquire os conhecimentos necessários para derrotar o oponente. Pode também ser o momento ele reúne os aliados.

ROTA OBSESSIVA: Quando o Herói realiza seqüência de ações, muitas imorais, para conseguir sua meta

DERROTA APARENTE: Fundo do poço para o Herói, que o deixa mais obcecado.

PORTÃO, CORREDOR POLONÊS, VISITA À MORTE: Quando o Herói se dá conta de sua mortalidade, e age para dar um sentido a vida.

REVERSO DUPLO: Quando o Herói aprende com o Oponente e cresce. Muito comum em Estórias de Amor.

Existem 3 variações de narrativas clássicas: MITO, CONTO DE FADAS e DRAMA.

Estórias modernas são normalmente mistura de 2 ou 3 variações.

MITO é uma estória circular, e se caracteriza por ser uma Jornada externa onde o Herói combate vários oponentes em seqüência. A revelação não é só uma auto-revelação, mas sim uma revelação pública, com o herói descobrindo ser uma espécie de rei. Pode haver também revelações cósmicas, onde o Herói descobre como a sociedade deve agir para viver melhor no futuro. Ao final, o herói retorna para casa, profundamente transformado e descobrindo seu verdadeiro potencial. O destino é mais importante que as escolhas.

CONTO DE FADAS usa divisões simplistas entre o bem e o mal, maniqueísta. Linhas extremas de desejo que sempre terminam em absoluto sucesso. Os conflitos são familiares, com ênfase em relações pessoais, onde o mais novo é geralmente o Herói. Enfatiza um segredo que o personagem tem que descobrir para se libertar da escravidão, muitas vezes no sentido literal. Presença de um estranho bondoso que ajuda o herói. Soluções simples para problemas complexos, usa Deus Ex-machina. O destino é mais importante que as escolhas.

DRAMA é baseado na causalidade e escolha, não no destino. Personagens mais complexos. Quase nunca é uma jornada física e sim íntima. Os oponentes são íntimos. Leva a grandes decisões morais. As revelações são pessoais e não públicas. A solução final é baseada na escolha, e não no destino.

A tradução é livre e de minha autoria. Os conceitos originais são os seguintes:

FRAQUEZA/NECESSIDADE = Weakness/Need
DESEJO = Desire
OPONENTE = Opponent
PLANO = Plan
BATALHA = Battle
AUTO-REVELAÇÃO = Self-revelation
NOVO EQUILÍBRIO = New Equilibrium
FANTASMA = Ghost
MUNDO DA ESTÓRIA = Story World
INCIDENTE INCITANTE = Inciting Event
TREINAMENTO = Training
ROTA OBSESSIVA = Obsessive Drive
DERROTA APARENTE = Apparent Defeat
PORTÃO, CORREDOR POLONÊS, VISITA À MORTE = Gate, Gaunlet, Visit to Death
REVERSO DUPLO = Double Reversal

FIM DA PARTE I

Fernando Marés de Souza
Roteiro de Cinema, roteirodecinema.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails