Em Setembro participei do Seminário '22-Step Great Screenwriting', com John Truby, em Londres. Estou publicando aqui, em seis partes, as anotações que redigi durante as palestras. As três primeiras partes podem ser lidas aqui: Parte I, Parte II e Parte III. Segue agora a quarta parte. NOTAS DO SEMINÁRIO DE JOHN TRUBY - PARTE IV
FORMAS DE ESTÓRIAS
A trama é uma série de eventos que criam uma linha em determinado formato.

LINEAR
A mais popular em Hollywood. Narrativa simples e linear que segue um personagem até o final. O Herói intensamente atrás do desejo.
SINUOSAAssociada com Mito. Um herói encontra diversos oponente durante a narrativa, numa jornada de desejo não não intenso, que cobre um largo terreno. Ex: Odisséia, Dom Quixote, Huckelberry Finn.

ESPIRAL
Bons para Thrillers, o Herói enfrenta camadas de oponentes, se aprofundando em um mesmo mundo. Ex: Um Corpo que Cai, Blow-Up, A Conversação, Amnésia.

RAMOS
Múltiplos protagonistas, cada um indo atrás do seu próprio desejo. Exploram mundos em seqüencia, comparam personagens de uma sociedade. Ex: Viagens de Gulliver, Traffic, Nashville
No original: STORY SHAPES: Linear, Meander, Spiral e Branching. Outras são: Biography Window, Round, Chinese Boxes...
FIM DA PARTE IV – LER TUDO, ou leia a Parte I , Parte II , Parte III
Fernando Marés de Souza
Roteiro de Cinema, roteirodecinema.com.br
Ilustrações retiradas do livro 'The anatomy of story'
Foto por Fernando Marés de Souza
Foto por Fernando Marés de Souza

Nenhum comentário:
Postar um comentário