Artigos mais Recentes

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Onde conseguir Roteiros de filmes na internet?

"Onde consigo Roteiros pra ler pela internet?" Volta e meia recebo por e-mail esta pergunta. É irônico, pois o melhor lugar do mundo para encontrar roteiros de cinema na internet, em inglês ou português, é no site onde a pessoa conseguiu o meu contato. E não é de hoje.

Em Março de 1997, criei a primeira versão do Scripts on the Net, que na época não era mais que uma lista tosca de links para roteiros em inglês, mas apesar da tosquera, era maior, melhor e mais completa que Drew's Script-o-rama, o site de roteiros mais badalado da época, quando ser listado no diretório do Yahoo contava mais que a qualidade.

Dois anos depois, já premiado e listado no Yahoo, lancei a segunda versão do Scripts on The Net, a primeira biblioteca de roteiros online que contava com uma ferramenta de busca. Como na inauguração, voltava a ser a melhor ferramenta para achar roteiros no mundo.

Mas minha carreira de roteirista e assistente de direção engrenou, comecei a viajar muito e o trabalho exaustivo de inserir manualmente as dezenas de títulos que pipocavam cada mês me afastou do projeto e o site foi ficando abandonado.

Porém, em 2003, animado com o crescimento da Internet em português e motivado pela estabilidade de morar vários meses em um mesmo lugar, por causa do nascimento de minha filha, resolvi criar a primeira versão do Roteiro de Cinema. Apesar de ser um portal completo - com livros, manuais, sites, e outros recursos - desde o começo a principal atração eram os roteiros disponibilizados no site. Mas como conseguí-los? Havia um pequeno acervo no site CinemaBrasil, do Marcos Manhães Marins,  outro no site da Associação dos Roteiristas, no Webwriters, e na página do Rubem Fonseca, mas juntos não passavam de 10 títulos.

Usando meus contatos, mandei para dezenas de roteiristas profissionais, um pedido para que cedessem seus roteiros para a Biblioteca, que naquela época ainda se chamava Banco. E eles começaram a chegar. Bráulio Mantovani cedeu Cidade de Deus, Anna Muylaert cedeu Durval Discos, Roberto Farias cedeu Pra Frente Brasil, André Klotzel cedeu Memórias Póstumas, Carlos Gerbase cedeu Tolerância, Rosane Lima cedeu Bendito Fruto. E assim foi indo, pedindo de um lado, e procurando com um método de pesquisa exclusivo de outro, em meados de 2004, já podia-se contar mais de 20 títulos de longa-metragem filmados.

Hoje, em Outubro de 2009, entre longas, curtas, televisão, são mais de 380 roteiros na íntegra, para se ler e estudar gratuitamente, disponibilizados na Biblioteca de Roteiros Online do portal Roteiro de Cinema. Só os longas filmados, somam 35 títulos.

No ano passado, decidi que a Scripts on the Net precisava renascer, afinal, ela sempre voltava como a melhor ferramenta para encontrar roteiros do mundo, e fazia alguns anos que estava por baixo. Mas não dispunha mais de tempo nem paciência para ficar procurando roteiros e colocando no acervo do site, então a solução deveria ser compatível com o dinamismo da geração 2.0. Foi aqui que Google Custom Search me pareceu a solução perfeita.

Hoje, a Scripts on the Net é novamente a melhor e mais completa ferramenta para encontrar Roteiros em Inglês, Português, Francês, Espanhol e Persa. A ferramenta procura nos maiores repositórios de roteiro do mundo, com destaque para o Script Crawler, Simply Scripts, IMSDb, e The Daily Script, porém a lista é grande. A busca pode ser feita por título, autor, e até por fragmento de diálogo. Cada vez que um título de roteiro novo aparece num desses sites, ele automaticamente é adicionado ao Scripts on the Net. Teste para ver se você encontra algo que goste. Se não encontrar, é 99% de chance de não estar disponível na rede.

Então, quando alguém tiver dúvidas, pode indicar sem erro. O melhor lugar para se encontrar Roteiros Audiovisuais, em qualquer língua, baixar na íntegra, ler online, de graça na internet, é o Roteiro de Cinema. E vai continuar sendo por muito tempo.

Fernando Marés de Souza
Roteiro de Cinema, roteirodecinema.com.br

6 comentários:

  1. E por falar em trampo... E de História... Todo trampo dá história. Toda história é a história de um trampo. Tá lá no web.achive, pra provar e comprovar.

    ResponderExcluir
  2. E roteiros de capítulos de novelas?
    Esta, sim, é uma dificuldade real para quem deseja enveredar por este estilo de roteiro...

    ResponderExcluir
  3. Roteiros de novela esbarram no empecilho de pertencerem as emissosar. Mas tem lá também, quando o Sérgio Marques e o Gilberto Braga cederam CELEBRIDADE.

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião é que o site ROTEIRO DE CINEMA é tão rico em informações que muita gente, seja pelo imediatismo ou pelo desconhecimento, acaba demorando a descobrir a sua imensa utilidade. Eu faço uso e recomendo.

    ResponderExcluir
  5. Olá Fernando,
    faco roteiro na suecia e me veio uma duvida: o que seria argumento do roteiro e justificativa e abordagem do tema? seria treatment e writers intention?

    Obrigada pela ajuda,
    Barbara.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails