Artigos mais Recentes

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

John Truby recomenda: escrevam estórias que mudem vidas

Toda grande estória é a jornada de aprendizado moral de um personagem, diz o professor.

O roteirista, professor e consultor de roteiros John Truby tem uma abordagem moral sobre as estórias. Diz que toda grande estória é uma seqüência de eventos que leva a transformação de um personagem. Uma transformação moral. Há uma diferença clara entre mudança psicológica e mudança moral. O aspecto psicológico só afeta o personagem, enquanto o aspecto moral, afeta os outros personagens da estória também.

Seguindo o exemplo de Joseph Campbell, Truby desenvolveu seu próprio “monomito”, baseado na narrativa cinematográfica contemporânea, e não na mitologia antiga. Ele chama esta fórmula de 22  passos para um grande roteiro, e essa é sua marca registrada. Literalmente. São 22 dois blocos de eventos que não são rígidos e podem ser moldados dependendo da combinação de gêneros, e principalmente, do que a estória pede.


Muitos colegas roteiristas são avessos a qualquer coisa que pareça dizer que há fórmulas para contar estórias. Mas nenhum pode negar que elas existem. Sistemas, Formas, Fórmulas, Fundamentos, Métodos, os nomes podem variar. Muitos acham que estes sistemas empobrecem a escrita, limitam a criatividade. Nunca entendi esta aversão ao estudo de padrões de narrativa. Em todas as artes, a técnica envolve padrões e conhecimentos sistematizados. Apenas uma pessoa ignorante não desejaria ao menos conhecer a tese de uma pessoa que estuda a arte e a técnica do ofício que ela exerce.

Os estudos de Truby valem a pena conhecer e refletir. Ele sistematiza conceitos, padrões, formas narrativas e gêneros, apresentando suas características, forças e fraquezas, e mostra que quando misturados, geram obras primas. Coloca ênfase na mudança e aprendizado do personagem dentro do arco da estória. Diz que não é preciso usar o método dele para escrever, mas deve-se usar  sempre um método, e que seja no mínimo, tão detalhado como o dele. Criar redigindo páginas de roteiro é a marca de um amador. Um profissional esmiuça sua estória por meses em diversos tipos de documentos. Truby criou um software para isso, o Blockbuster, que ele usa para  ilustrar seu método.

Em breve o Roteiro de Cinema publicará uma série de artigos detalhando os ensinamentos de John Truby.

Porém, adianto que o principal ensinamento de Truby é que sempre tentemos escrever a estória que pode mudar nossa própria vida. Se o roteiro não conseguir chegar as telas, pelo menos valeu para algo.

De Londres
Fernando Marés de Souza
Roteiro de Cinema, roteirodecinema.com.br

2 comentários:

  1. Bom, então me parece que uma grande estória de aprendizado moral só poderia surgir não de invenção deliberada, mas sim de inspiração pessoal pela própria vida.

    Mais um motivo para um roteirista viver de verdade diversas vidas possíveis.

    ResponderExcluir
  2. Estou me sentindo em Londres.
    Já estou vendo John Truby em minha frente.
    Valeu Marés.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails