Artigos mais Recentes

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Roteirista teve que brigar por crédito em 'Up in the Air'

A aparente cordialidade entre Jason Reitman e Sheldon Turner, vencedores de melhor roteiro por "Up In The Air" (Amor sem escalas) na premiação do Globo de Ouro, esconde uma verdade que poucos sabem: O Roteirista Sheldon Turner teve que apelar ao WGA para receber o crédito de roteirista do filme.

A história de Turner é curiosa. Ele contou ao ScriptMag que escreveu uma adaptação baseado no livro de Walter Kirn como um "roteiro de especulação", sem ter os direitos do livro. Mas teve a sorte de ser chamado quando os produtores não gostaram do tratamento que tinham em mãos. Anos depois Jason Reitman entrou no projeto para dirigi-lo e reescreveu o material que culminou no filme.

Porém, como conta um artigo publicado no L.A. Times, apesar de elementos criados por Turner serem visivelmente reconhecíveis no filme por quem estuda o caso - ele criou a parceira do personagem de Clooney, a virada do suicídio, e até a já antológica frase com que o protagonista motiva os recém demitidos -  Reitman alegou que o trabalho substancial era só dele e que não precisava creditar o colega.

Mas quando diretores desejam receber créditos de roteiro nos EUA, uma arbitragem é automaticamente aberta no WGA, que acabou decidindo a favor de Sheldon e obrigou a Fox a creditar o roteirista.


Jason Reitman e Sheldon Turner - "É meu!" "Não, é meu!"
Reparem que no roteiro publicado de "Up In The Air" consta só o nome de Reitman. [UPDATE: A versão de Turner, datada de 2003 também se encontra online.

Na semana passada, enquanto os dois recebiam o 'Critcs Choice Award', uma saia justa aconteceu quando Reitman ocupou todo o tempo e não deixou Turner falar.

Há alegações ainda que Ted Griffin, que também escreveu um tratamento, seria outro roteirista que teria direito a crédito - a bela cena final seria criação dele por exemplo - mas trocou a honraria por um crédito de produtor executivo e um bocado de dinheiro.

Fernando Marés de Souza
Roteiro de Cinema, roteirodecinema.com.br 
FONTES: latimes | movieline | hollywoodjew | scriptmag | stephenfalk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails