Artigos mais Recentes

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O verdadeiro roteiro final de Caverna do Dragão

Caverna do Dragão (Dungeons & Dragons) foi uma popular série de desenho animado dos anos 80, produzida pela Marvel e exibida pela CBS nos EUA e pela Globo no Brasil.

A série, que teve 27 episódios e foi cancelada em 86, é vítima de um dos mais antigos hoaxes da internet. Desde os anos 90 um boato circula dando conta que o roteiro final da saga continha uma revelação tão macabra, que por isso a série foi cancelada sem ter um episódio conclusivo.

Segundo a lenda urbana, o roteiro revelava que as personagens do desenho já estariam mortas desde o primeiro episódio, devido a um terrível acidente no carrinho de montanha russa no qual embarcaram. O mundo mágico em que se aventuravam nada mais era que o Inferno, e o mentor e o vilão da trama - Mestre dos Magos e Vingador respectivamente - eram as duas faces de um mesmo demônio que atormentava os garotos com uma complexa fantasia de que poderiam retornar para suas vidas terrenas. Como se estar no inferno não fosse tormento bastante.

É verdade que a série foi cancelada antes do final, em 86, mas as razões foram mais prosaicas: a empresa TSR que licenciava o produto passou por problemas e desistiu do projeto.

MICHAEL REAVES havia escrito um roteiro que encerraria a terceira temporada, mas ele nunca foi produzido. Devido aos rumores surgidos na internet, Reeves resolveu publicar o roteiro do episódio, chamado REQUIEM, e explica a história num prefácio em seu site oficial.

Os fãs adoraram. No DVD oficial da série (região 1), há uma versão de "rádio novela" do roteiro. Em português há uma versão traduzida por Silvia Rodrigues, e até um Mangá baseado no roteiro feito pelo pessoal do Neofanzine.

Graças a uma "tuitada" do Jaum Godoy ontem de tarde, lembrei que esse roteiro existia, mas que eu nunca o havia lido. Depois de um dia de praia e brincadeiras com minha filha, resolvi ler o roteiro enquanto ela tirava uma soneca, para finalmente saber como se encerrava uma das estórias que marcaram a minha infância. O roteiro não é nenhuma obra prima, mas é satisfatório. Apesar de não ser macabro como no embuste popular, o final não deixa de ser surpreendente e ambíguo.

Leia o PREFÁCIO do autor Michael Reaves e o roteiro do episódio final de A CAVERNA DO DRAGÃO, intitulado REQUIEM.
Fernando Marés de Souza
Roteiro de Cinema, roteirodecinema.com.br 

Um comentário:

  1. Nossa, isso é sério mesmo? Já li tanta lorota sobre o fim de Caverna do Dragão que nem acredito em mais nada. Mas parece que o negócio aqui é sério mesmo. Então, eu vou ler. Brigado por isso!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails