Os premiados das categorias de roteiro foram os mesmos da festa do WGA realizada no dia anteiror: UP IN THE AIR (O Amor Sem Escalas), de JASON REITMAN e SHELDON TURNER, baseado em WALTER KIRN, como roteiro adaptado; e o original THE HURT LOCKER (Guerra ao Terror) de MARK BOAL. Reitman e Turner já haviam sido premiados também no Globo de Ouro, que não faz distinção entre adaptado e original.
Jason Reitman não estava presente na cerimônia e Turner, que pegou carona no vôo de James Cameron, pode curtir os holofotes sozinho, depois de receber o prêmio das mãos de Guy Ritchie. Turner, havia ficado algum tempo na sombra de Reitman, que inclusive não o deixou falar na festa do Critics Choice Awards em janeiro passado, e não considerava que Turner merecia crédito no filme, o que foi resolvido por uma arbitragem do WGA.
Os outros indicados eram, na categoria Roteiro Adaptado: DISTRICT 9 (Distrito 9) de Neill Blomkamp & Terri Tatchell; AN EDUCATION (Educação) de Nick Hornby; IN THE LOOP de Jesse Armstrong, Simon Blackwell & Armando Iannucci, Tony Roche; e PRECIOUS: BASED ON THE NOVEL PUSH BY SAPPHIRE (Preciosa) de Geoffrey Fletcher.
Na categoria Roteiro Original concorriam também: THE HANGOVER (Se Beber Não Case) de Jon Lucas & Scott Moore; INGLOURIOUS BASTERDS (Bastardos Inglórios) de Quentin Tarantino; e A SERIOUS MAN (Um Homem Sério) de Joel Coen & Ethan Coen.
THE HURT LOCKER levou também Melhor Filme, Diretor, Fotografia, Montagem, e Som. AVATAR, de James Cameron foi premiado em Direção de Arte e Efeitos Especiais. Colin Firth foi eleito Melhor Ator por A SINGLE MAN e Carey Mulling Melhor Atriz por AN EDUCATION.
Veja a lista completa de premiados.
Fernando Marés de Souza
Roteiro de Cinema, roteirodecinema.com.br
FONTE: BAFTA FOTO: BAFTA/Richard Kendal