Artigos mais Recentes

domingo, 7 de agosto de 2011

Organizações Globo publicam seus princípios éticos mas não os praticam

UPDATE: Depois da repercussão do vídeo que o Blog do Mello editou baseado nas informações deste artigo, na edição do Jornal Nacional do dia 08/08/2011 William Bonner pediu desculpas e reconheceu o erro ao não apresentar o contraditório no caso da "merendeira do RS".

-----



Horas antes de ter ser obrigado a pedir desculpas em rede nacional.
https://twitter.com/realwbonner/status/100710116088745984

As Organizações Globo publicaram com alarde em todos os seus veículos um documento onde delineiam os "os princípios e os valores que regem o jornalismo feito por suas empresas de comunicação".

O documento foi recebido com ironia, ceticismo e críticas nas redes sociais, alcançando rapidamente os "trending topics" do Twitter.

Blogueiros especulam que a divulgação do documento veio em resposta às acusações do jornalista Rodrigo Vianna - ex-funcionário da Globo - de que a direção da emissora emitiu ordem expressa para que seus jornalistas atacassem o novo Ministro da Defesa Celso Amorim. 

O ceticismo e as críticas são baseadas no histórico do conglomerado de mídia, e a ira e ironia dos internautas é pautada principalmente pela eterna proteção ao presidente da CBF Ricardo Teixeira - através do conhecido espiral do silêncio - que acusado de corrupção pela BBC inglesa, desdenhou dos veículos que repercutiram a notícia afirmando que só ficaria preocupado "quando sair no Jornal Nacional". Obviamente o Jornal Nacional nunca mencionou as acusações. O silêncio da organização sobre as denúncias contra Teixeira pode ser conferido com uma simples busca aos termos "CBF + corrupção + Ricardo Teixeira" no portal de informações do conglomerado.

As ligações de Teixeira com a Globo são estreitas e antigas e as críticas ao monopólio exercido pela Globo na transmissão do futebol brasileiro recorrentes, porém recentemente uma nova denúncia grave surgiu: as Organizações Globo receberam 30 milhões de recursos públicos dos cofres da Prefeitura e do Governo do Rio através de sua subsidiária Geo Eventos para organizar o sorteio das preliminares da Copa mês passado. A escolha da empresa foi feita pelo Comitê Organizador Local, presidido por - surpresa! - Ricardo Teixeira.

Com interesses econômicos diretos na Copa do Mundo do Brasil, o jornalismo da Globo também faz vista grossa para as crescentes denúncias de violação de direitos humanos e ilegalidades cometidas na remoção de famílias para construção de infra-estrutura do evento, relatadas inclusive pela ONU.


É interessante notar que na mesma edição do Jornal Nacional que anunciou os tais Princípios Editoriais, seus jornalistas descumprem flagrantemente o que está escrito no documento. Em uma matéria sobre a presença de veneno em merenda escolar no RS, a âncora Fátima Bernardes afirma: "Está foragida a merendeira que pôs veneno de rato na comida de crianças e professores de uma escola pública de Porto Alegre" - enquanto mostra a foto da acusada na tela.

Mas como pode a jornalista afirmar como fato algo que ainda não foi comprovado? A merendeira é SUSPEITA de ter colocado veneno, ACUSADA de ter colocado veneno, Fátima Bernardes não pode apresentar como fato que a "merendeira pôs veneno de rato na comida de crianças". Mesmo que haja uma suposta confissão da merendeira, o advogado da acusada afirma que ela não colocou veneno algum e que se apresentará segunda-feira, informação que o Jornal Nacional não traz em sua reportagem. A matéria fere os princípios descritos nos ítens1-v, 1-x, e 1-z dos princípios editoriais, desrespeita o princípio do contraditório e qualquer senso básico de justiça.

A maneira como o jornalismo da Globo lida com suspeitos de crimes é - sob minha ótica - um dos principais desvios éticos da organização. O veículo tem um caráter justiceiro, se coloca acima do judiciário e do devido processo legal, acima do princípio - não descrito no documento da Globo, mas sim na Declaração Universal dos Direitos do Homem - de que todos são inocentes até que se prove o contrário.

A Globo trata suspeitos e investigados como culpados sentenciados, sem autoridade moral ou legal para isso, assume como verdade inequívoca teses não comprovadas de agentes policiais, provocando tragédias como a do calvário do jornalista José Cleves, vítima de uma reportagem sensacionalista do Fantástico em 2001 que - baseado apenas na palavra de um delegado que queria incriminar o jornalista que investigava a corrupção policial - julgou e condenou o réu por antecedência no caso do assassinato de sua esposa. Cleves ficou anos encarcerado, mas posteriormente foi inocentado pelo STF, após intervenção da Comissão Nacional de Direitos Humanos. A matéria do Fantástico havia sido apresentada como prova pela promotoria. O Fantástico nunca se retratou do erro ou citou novamente o nome de Cleves.

Relata José Cleves: "A maldade da polícia, no meu caso, foi reparada pela Justiça, que me absolveu à unanimidade ao acatar a tese de meu advogado de que a arma, apontada pela polícia (e a imprensa que a copiou) como a do crime, fora plantada no local do assalto para incriminar-me. A mesma reparação não tive da imprensa. O espetáculo jornalístico causou um estrago tão grande na minha família que perdi as esperanças de um dia ficar livre desse pesadelo."


No último domingo uma reportagem de Rodrigo Alvarez para o Fantástico acusava várias pessoas de cometer crimes ambientais na construção de mansões em paraísos ecológicos, a maioria ainda em processo de investigação, mas de maneira hipócrita e corporativista não citou o caso de um funcionário da casa, o apresentador Luciano Huck, condenado por danos ambientais em sua mansão de Angra e processado por outros crimes ambientais no mesmo imóvel.

Outro caso de hipocrisia, agravado pelo recebimento indevido de recursos públicos, se deu na tragédia da região serrana do Rio. Enquanto os editoriais das Organizações Globo responsabilizavam membros do governo federal e estadual por não terem realizado os investimentos para conter as enchentes, escondiam o fato de que a Fundação Roberto Marinho embolsou parte do dinheiro público do Fundo Estadual de Conservação do Meio Ambiente, que deveria ser destinado para a prevenção de enchentes e contenção de encostas, e usou na construção de um museu na área urbana do Rio.


No quesito "correção", o documento diz que  "Os erros devem ser corrigidos, sem subterfúgios e com destaque. Não há erro maior do que deixar os que ocorrem sem a devida correção".

Pois bem, a prática de correção de informações equivocadas publicadas pelos veículos da organização é falha. Quando desmenti sozinho quase toda a imprensa brasileira em fevereiro deste ano no "exposé" investigativo "A verdade sobre o Google e a suposta censura de notícias no Brasil", relatei que após publicar informações falsas, o G1 publicou uma correção que a Agência Estado enviou aos seus clientes depois de alertada pela minha reportagem, mas mantém até hoje a página original sem correção e sem nenhum aviso que as informações ali publicadas não são verdadeiras, e esta página original foi (e ainda é)  usada  como fonte para corroborar uma informação falsa. Na prática, continua publicando mentiras.

O Blog do Noblat, publicação que faz parte das Organizações Globo e que também reproduziu a informação falsa, nunca se seu ao trabalho de corrigi-la e mantém a informação falsa no ar

Outra vez fica claro que o documento das Organizações Globo é apenas uma vaga declaração de intenções, e não um código de conduta.


Uma afirmação do documento que chega a provocar risos é a de que "As Organizações Globo são laicas". Isso vindo de uma emissora que transmite a "Santa Missa" católica nas manhãs de domingo - sem ônus para o Vaticano - e que trata como fato o "milagre" de Irmã Dulce.

Oremos...

15 comentários:

  1. Afffffffff..... e daí???????????? Muda de canal.....

    ResponderExcluir
  2. Afffffffff..... e daí???????????? Muda de blogue.....

    ResponderExcluir
  3. Postagem muito bem elaborada, parabéns. ;)

    ResponderExcluir
  4. Não deixa de ter razão Paulo, eu não assisto mais televisão. È apenas uma experiência sobre se é possível sobreviver sem televisão, porém meu uso de internet aumentou drasticamente. Mas internet não é um paraíso também, há coisas grotestas talvez muito pior que qualquer televisão.

    Podemos culpar apenas a Globo, mas ela é igual a qualquer outra empresa de comunicação. E estamos vendo os escandalos recentes lá fora, então Globo não é um caso especial. Eu espero um dia, ver todas essas grandes empresas e corporações sendo incendiadas até virar pó; porque se tornou um cancer social, ao invès de serem benéficas. Mas qual governo irá colocar rédeas? Ética de cu é rola...

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto, Fernando, obrigado por deixar as falcatruas da Globo ainda mais expostas.

    ResponderExcluir
  6. Postagem muito bem elaborada, parabéns. ;) [2]

    ResponderExcluir
  7. E daí o baralho. A GLOBO deve cerca de R$ 2.500.000.000,00R$ (Dinheiro Nosso que nunca será pago). A Globo surgiu 1 após o golpe militar. Foi aí que ganhou sua concessões e pra isso a Globo mentiu, escondeu fatos. Li um dia desses:

    "José Wilker, disse no Jornal Nacional em luto que "O Brasil tal como é hoje deve muito a Roberto Marinho". E é verdade. Sem a Globo, talvez o Brasil não fosse um país injusto, pobre, com problemas sociais gravíssimos, mas com 98% dos lares equipados com TV, para que o povo veja feliz um mundo como ele deveria ser nas novelas, shows e telejornais e não como ele realmente é."

    O cara ainda vem falar e daí e muda de canal. Realmente, eu mudo de canal, aliás desligo minha TV. E o resto da população que se f*da e passe fome? Desculpa mas não consigo fazer vistas grossas e me preocupo e estudo sobre as influências das mídias na sociedade brasileira como é hoje. E sei de coisas que você nunca saberá então ligue sua TV e seja feliz.

    ResponderExcluir
  8. Muito bem elaborado. Parabéns pela iniciativa!
    Não podemos ficar de braços cruzados como muitos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Otimo texto! Percepçāo é para poucos, infelizmente. Soou tāo estranho o ato da Glb , mais ou menos como alguém que entra num banco para pedir emprestimo, aos berros de "SOU HONESTO!!!"

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente o povão só quer saber de pão e circo, assim fica fácil pra entes como Globo, Lula, Ricardo Teixeira, Sarney, Renan Calheiros, etc, etc, etc.
    E se vc pensa que a Rede Record é diferente, ledo engano.

    ResponderExcluir
  11. Ótimo texto, o Musikipédia disse exatamente o que penso a respeito.

    ResponderExcluir
  12. Muito bem Fernando Marés de Souza, concordo com as afirmações feitas a Globo. Também acho a sua programação jornalistica manipuladora e que apoia muitas falcatruas.

    Agora quero ver se você também tem a coragem de se retratar do seu equívoco e desrespeito a instituição da Igreja Católica.

    Não sei a religião dos donos da emissora, mas se por ventura, dizem ser católicos, são católicos de nome, se é que esse termo existe.

    Principalmente pelo seu comportamento antiético como citado em seu texto, e por sua programação ser extremamente contrária aos principios católicos, principalmente em suas novelas extremamente secularistas.

    Os ideais pregados pele emissora são amplamente combatidos pela Igreja Católica, como a inveja, a vingança, a violência, a corrupção entre outros, vistos frequentemente em suas novelas. Para quem participa desta Igreja, sabe. Não é seu caso, pelo visto.

    O fato desta emissora transmitir uma missa no inicio da sua programação não é nada mais do que uma estratégia de passar a imagem de bom moço, de que não há mau nenhum em "fazer parte" desta "família". Talvez o mesmo ideal de se fazer um "criança esperança".

    Ingenuidade e falha de algumas PESSOAS da Igreja por cairem nesse golpe que eles aplicam. Eu como católico, também não aceito isso.

    Agora, eu acho que o autor deve considerar muito bem quando coloca em xeque uma instituição de 2 mil anos em suas teorias, envolvendo-a em uma atitude porca que é a da emissora. Ou você tem uma teoria da conspiração que comprove a participação da Igreja nas atitudes da globo?

    Pra mim, você fez a mesma coisa que o jornalismo da globo. Envolveu a instituição sem ter culpa disso. Apenas jogou a sujeira no ventilador. Para quê?

    Uma TV realmente católica existe. TV Canção Nova. Procure erros nela se quer falar mal de uma emissora católica. Acho que será dificil encontrar os mesmos erros da globo. Por que você não tenta?

    Levar as pessoas a subentenderem que o mal que uma emissora faz é por ser supostamente Católica é uma atitude infantil!

    ResponderExcluir
  13. A Globo passa a santa missa da mesma forma que exibe novelas que fazem proselitismo ao espiritismo.

    De certa forma a emissora é até plural neste sentido, já teve novelas que cultuavam até Iemanjá.

    Quanto ao jornalismo, fiar-se a uma só fonte é um erro, não creio que qualquer inocente ache que existe veículo isento ao ponto de veicular suas próprias sujeiras.

    Oras, é de interesse da Globo veicular sujeiras da CBF sendo esta sua parceira comercial?

    A Globo não é perfeita, mas tem alienado que a trata como responsável por supostas mazelas tupiniquins.

    Oras, o comentário do Musikipédia revela, isso sim, uma face totalitarista: se os brasileiros não agem como eu quero, então são manipulados, burros, e etc...

    Cresça caro colega, a gente só aprende o que é liberdade de expressão quando somos contrariados.

    O dono do blog, leitores e comentaristas são livres para criticar o que bem entenderem, mas daí, como explicitam alguns, querer destruir uma emissora já é ir contra o direito alheio à liberdade.

    Realmente, oremos.

    ResponderExcluir
  14. Não entendi as aspas na "Santa Missa". Todo mundo puxa pra um lado, no final das contas.

    ResponderExcluir
  15. A emissora rede Globo está repleta de podres, a maioria subliminares que corroem os valores da nossa sociedade, diariamente!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails