Artigos mais Recentes

quarta-feira, 9 de junho de 2010

É Proibido Fumar leva o GP do Cinema Brasileiro 2010

Transmitido ao vivo pelo Canal Brasil e pela web, a Academia Brasileira de Cinema realizou ontem no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

O Troféu Grande Otelo de Roteiro Original foi para ANNA MUYLAERT por É PROIBIDO FUMAR, e de melhor Roteiro Adaptado para BOSCO BRASIL por TEMPOS DE PAZ, baseado em "Novas Diretrizes em Tempos de Paz", peça escrita pelo próprio autor.

É Proibido Fumar recebeu ainda os prêmios de Melhor Filme para Sara Silveira, Maria Ionescu e Anna Muylaert; Melhor Direção para Anna Muylaert; Melhor Montagem para Paulo Sacramento; e Melhor Trilha Sonora pra Marcio Nigro.

Lilia Cabral foi Melhor Atriz por Divã, e Tony Ramos foi o Melhor Ator por Se Eu Fosse Você 2. Avatar e Se Eu Fosse Você 2 levaram os prêmios do Júri Popular de melhor longa metragem - estrangeiro e brasileiro, respectivamente.

O ator, roteirista e diretor Anselmo Duarte, falecido há sete meses, foi o homenageado da noite, e recebeu o prêmio Elenora de Martino.

A Academia Brasileira de Cinema é presidida atualmente pelo diretor e roteirista Roberto Farias, do clássico "Pra Frente Brasil".

Veja a lista completa de premiados aqui.







MELHOR ROTEIRO ORIGINAL


ANNA MUYLAERT por É PROIBIDO FUMAR.

Os outros indicados eram: HILTON LACERDA e MATHEUS NACHTERGAELE por A FESTA DA MENINA MORTA; ADRIANA FALCÃO, EUCLYDES MARINHO e RENÉ BELMONTE por SE EU FOSSE VOCÊ 2; ADRIANA FALCÃO, CLAUDIO PAIVA, CLAUDIO TORRES e MARIA LUISA MENDONÇA por A MULHER INVISÍVEL; JOSÉ ROBERTO TORERO, LUIZ VILLAÇA, MARIANA VERÍSSIMO e MAURÍCIO ARRUDA por O CONTADOR DE HISTÓRIAS.

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

BOSCO BRASIL por TEMPOS DE PAZ baseado em "Novas Diretrizes em Tempos de Paz" de Bosco Brasil.
Os outros indicados eram: AUGUSTO BOAL, CHICO ANYSIO e ZELITO VIANA por BELA NOITE PARA VOAR baseado em "Bela Noite Para Voar" de Pedro Rogério Moreira; MARCELO SABACK por DIVÃ baseado em "Divã" de Martha Medeiros; RITA BUZZAR por BUDAPESTE baseado em "Budapeste" de Chico Buarque de Hollanda; SUZANA AMARAL por HOTEL ATLÂNTICO baseado em "Hotel Atlântico" de João Gilberto Noll.

-------------------------------------------


2 comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails