Artigos mais Recentes

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Os Roteiros da Década: Parte 4 - Brasileiros

Continua a série dos Roteiros da Década, na minha humilde opinião.

Já foram os Adaptados, os Documentários e os Originais.

Segue a quarta parte, os BRASILEIROS, em ordem alfabética:

MELHORES ROTEIROS BRASILEIROS

O ANO QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIASClaudio Galperin, Cao Hamburguer, Bráulio Mantovani & Anna Muylaert. (2006)  Premiado: Academia Brasileira de Cinema; Festival de Lima; Troféu APCA; Prêmio Contigo.

BICHO DE SETE CABEÇAS, Luiz Bolognesi, baseado no livro autobiográfico de Austregésilo Carrano. (2001) Premiado: Academia Brasileira de Cinema; Troféu Passista no Festival de Recife; Troféu APCA.

CABRA-CEGA, Di Moretti, estória de Toni venturi, Fernando Bonassi & Victor Navas. (2004) Premiado: Candango no Festival de Brasília.

O CAMINHO DAS NUVENS, David França Mendes. (2003) Premiado: Concurso de roteiros NHK-Sundance.

http://www.roteirodecinema.com.br/livros/capas/cidade.jpgCARANDIRU, Hector Babenco, Fernando Bonassi e Victor Navas, baseado no livro de Dráuzio Varella. (2003) Premiado: Academia Brasileira de Cinema.

CIDADE DE DEUS, Bráulio Mantovani, adaptado do romance de Paulo Lins. (2002) Premiado: Academia Brasileira de Cinema; Indicado:Oscar; WAFCA Award.

DURVAL DISCOS, Anna Muylaert. (2002) Premiado: Kikito no Festival de Gramado; Calunga no Festival de Recife; Holden Award for the Best Script no Festival de Toronto. Indicado: Academia Brasileira de Cinema.

ESTÔMAGO, Lusa Silvestre, Cláudia da Natividade & Marcos Jorge. (2007) Premiado: Academia Brasileira de Cinema. Indicado: Prêmio Contigo.

O HOMEM DO ANO, Rubem Fonseca, baseado no romance de Patrícia Melo. (2003) Indicado: Academia Brasileira de Cinema.

O HOMEM QUE COPIAVA, Jorge Furtado. (2003) Premiado: Academia Brasileira de Cinema; Prêmio RGE/RS.

O INVASOR, Marçal Aquino. (2002) Indicado: Academia Brasileira de Cinema.

MEMÓRIAS PÓSTUMAS, André Klotzel e José Roberto Torero, baseado no livro de Machado de Assis. (2001) Premiado: Kikito no Festival de Gramado. Indicado:  Academia Brasileira de Cinema.

NETTO PERDE SUA ALMA, Tabajara Ruas, Fernando Marés de Souza, Rogério Brasil Ferrari e Ligia Walper, baseado no livro de Tabajara Ruas. Premiado: Passista no Festival de Recife;Prêmio RGE/RS. Indicado:  Academia Brasileira de Cinema.

QUANTO VALE OU É POR QUILO?, Newton Cannito, Eduardo Benaim & Sergio Bianchi. (2005) Premiado: Cine Ceará.

SE EU FOSSE VOCÊ, Carlos Gregório, Renê Belmonte, Iafa Britz, Adriana Falcão, Daniel Filho, Argumento de Roberto Frota (2006) Indicado:  Academia Brasileira de Cinema.

4 comentários:

  1. Bem, tem um filme que assisti que não me recordo o nome e não acho que é um desses daí de cima. Achei um filme interessante, o protagonista é escritor e bem observador. Vou descrever duas cenas pra ver se alguém recorda o nome:

    cena1
    O protagonista e uma mulher vão a um teatro e lá assistem e participam de uma peça onde as pessoas estão seminuas e fazem insinuaçoes sexuais. E parece que ha alguem com uma cabeça de um animal na peça.

    cena2
    O protagonista e a mulher estão em um carro e derrepenti aparece alguém que fala algo sexual para a mulher. Depois em V.O ela recita um poema de drummont.

    Dá pra identificar nome? Queria rever o filme novamente.

    ResponderExcluir
  2. Senti falta em sua lista de "Romance - o filme"

    ResponderExcluir
  3. Recordei, o filme é A Via Láctea, com Alice Braga): www.youtube.com/watch?v=1Xn9y6G2Pvk

    Preciso revê-lo novamente. Mas pelo que eu relembro dele, dá pra dizer que ele merece sim uma citação entre os melhores roteiros

    ResponderExcluir
  4. A Via Láctea foi escrito pelo meu amigo Aleksei Abib. É um grande roteiro, estaria na lista, mas nunca foi publicado.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails