Artigos mais Recentes

domingo, 31 de janeiro de 2010

Clipping de Janeiro de 2010

Resumo das Notícias de Janeiro de 2010
Via Twitter @roteirodecinema - http://twitter.com/roteirodecinema

sábado, 30 de janeiro de 2010

P&R 1 - Condições climáticas num Roteiro

Não diria inspirado - pois é uma prática comum - mas ao menos motivado pela seção de Perguntas e Respostas do blogue do João Nunes, vou inaugurar uma seção similar por aqui.

As perguntas que responderei são somente as postadas através da Comunidade Roteiro de Cinema, mais especificamente os dois fóruns públicos no Orkut  e no Yahoo. Não adianta me enviar e-mail ou usar os comentários. O bom dos fóruns é que todos podem comentar, responder, participar. E já há quase 7 anos de arquivo com perguntas já respondidas. Vou tentar fazer uma mescla de perguntas mais freqüentes com as mais interessantes ou  desafiadoras.

Fernando Marés de Souza testa a chuva cenográfica
em Mulheres do Brasil, com o saudoso Mário Schoemberger ao fundo.
EXT. RUA DO AÇOUGUE – 1999 -- NOITE

Chove torrencialmente. Rita e Martileide caminham na Rua do bairro. As duas se protegem num único guarda-chuva. Quando passam em frente ao açougue, Rubão nota Martileide. 
MULHERES DO BRASIL, Douglas Tourinho e Melanie Dimantas

Então segue a primeira edição:

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 1 - CONDIÇÕES CLIMÁTICAS NUM ROTEIRO

Roberto pergunta:

Condições Climaticas: Estou com uma duvida sobre meu roteiro, gostaria de saber como que eu coloco uma condição climatica no roteiro.

Por exemplo:

Camila esta caminhando a noite na rua e esta chovendo. Onde esta chuva se encaixaria no cabeçalho ou na ação do filme?

Caso voces saibam, gostaria de seguir os seus exemplos.

Fernando Marés responde:

O Standard Hollywoodiano (via Christopher Riley) indica que seja assim:

"EXT. RUA DAS FLORES - DIA (CHUVA)"

Acho o parênteses importante, pois é onde entra toda a informação complementar do cabeçalho: clima , preto e branco, imagem de arquivo, flashback, 8MM, video, slow motion, etc...

Outras formas, sem parênteses também são usadas:

"EXT. RUA DAS FLORES - CHUVA - DIA"

"EXT. RUA DAS FLORES - DIA - CHUVA"

Isso não quer dizer a que a condição climática precise estar no cabeçalho. Pode estar só na descrição, assim:

"Fulana caminha sob forte chuva para chegar até o carro."

Fica a critério do autor.

BÔNUS:

Alguns exemplos de roteiros e os diversos usos da Condição climática em roteiro (powered by Scripts on the Net)

"Sob chuva, Netto e Caldeira atravessam um jardim com canteiros floridos, passam debaixo de grandes árvores escuras, pisam seixos redondos que formam um caminho curvo que conduz aos grandes muros do portão." - Netto Perde Sua Alma, Tabajara Ruas e Fernando Marés de Souza

"A chuva continua a cair, aparentemente inesgotável." - A Selva, de João Nunes

"O ruído aumenta e a família se dá conta: está começando a chover.Clévis corre até uma janela e vê a chuva batendo no vidro rachado.Alvoroço na família. Rapidamente a chuva se converte em
temporal." O Caminho das Nuvens, David França Mendes

"Cátia levanta e fecha janela, onde a chuva, agora forte, está batendo." - Sal de Prata, Carlos Gerbase

"It's raining. A cab speeds down a dark, bumpy side-street." - Confessions of a Dangerous Mind , Charlie Kaufman

"It is raining as we see the Dalai Lama on horseback, climbing the dirt path leading to this beautiful, small monastery." - Kundun, Melissa Mathison

"A hard rain falls. We FIND a government sedan, FOLLOW it THROUGH burned-out slums" - Contact, Michael Goldenberg.

"EXT. CITY HALL - MORNING (RAIN)" - Changeling, J. Michael Straczynski

"EXT. LAVERNE TERRACE - NIGHT (RAIN)" - The Big Sleep, William Faulkner, Leigh Brackett, Jules Furthman

"EXT. NIGHTCLUB - NIGHT (RAIN)" - Wall Street, Stanley Weiser & Oliver Stone.

"EXT. LONDON SAFE HOUSE - RAIN - NIGHT" - Mission Impossible, Robert Towne

"EXT. RAMIREZ HOME - VIRGINIA - DAY - RAIN" - The Assignment, Dan Gordon e Sabi H. Shabtai

Tópico original da pergunta em nossa Comunidade do Orkut.

Fernando Marés de Souza
Roteiro de Cinema, roteirodecinema.com.br

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Video de J.J. Abrams e sua caixa misteriosa

http://images.ted.com/images/ted/24086_254x191.jpgAssisti agora via blogue do João Nunes um vídeo de uma apresentação do roteirista, diretor e produtor  J.J. Abrams no TED (Technology, Entertainment, Design) e resolvi compartilhar por aqui.

É uma aula muito boa - engraçada e informativa - sobre o valor do mistério, do controle da informação, e do subtexto.


Se desejar, selecione a legenda (subtitles) em português. Traduzido para o Português por Sérgio Lopes e revisado por Paulo Calçada 

Aproveite e leia um roteiro inédito e nunca produzido de SUPERMAN, escrito por  J.J. Abrams em 2002.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O verdadeiro roteiro final de Caverna do Dragão

Caverna do Dragão (Dungeons & Dragons) foi uma popular série de desenho animado dos anos 80, produzida pela Marvel e exibida pela CBS nos EUA e pela Globo no Brasil.

A série, que teve 27 episódios e foi cancelada em 86, é vítima de um dos mais antigos hoaxes da internet. Desde os anos 90 um boato circula dando conta que o roteiro final da saga continha uma revelação tão macabra, que por isso a série foi cancelada sem ter um episódio conclusivo.

Segundo a lenda urbana, o roteiro revelava que as personagens do desenho já estariam mortas desde o primeiro episódio, devido a um terrível acidente no carrinho de montanha russa no qual embarcaram. O mundo mágico em que se aventuravam nada mais era que o Inferno, e o mentor e o vilão da trama - Mestre dos Magos e Vingador respectivamente - eram as duas faces de um mesmo demônio que atormentava os garotos com uma complexa fantasia de que poderiam retornar para suas vidas terrenas. Como se estar no inferno não fosse tormento bastante.

É verdade que a série foi cancelada antes do final, em 86, mas as razões foram mais prosaicas: a empresa TSR que licenciava o produto passou por problemas e desistiu do projeto.

MICHAEL REAVES havia escrito um roteiro que encerraria a terceira temporada, mas ele nunca foi produzido. Devido aos rumores surgidos na internet, Reeves resolveu publicar o roteiro do episódio, chamado REQUIEM, e explica a história num prefácio em seu site oficial.

Os fãs adoraram. No DVD oficial da série (região 1), há uma versão de "rádio novela" do roteiro. Em português há uma versão traduzida por Silvia Rodrigues, e até um Mangá baseado no roteiro feito pelo pessoal do Neofanzine.

Graças a uma "tuitada" do Jaum Godoy ontem de tarde, lembrei que esse roteiro existia, mas que eu nunca o havia lido. Depois de um dia de praia e brincadeiras com minha filha, resolvi ler o roteiro enquanto ela tirava uma soneca, para finalmente saber como se encerrava uma das estórias que marcaram a minha infância. O roteiro não é nenhuma obra prima, mas é satisfatório. Apesar de não ser macabro como no embuste popular, o final não deixa de ser surpreendente e ambíguo.

Leia o PREFÁCIO do autor Michael Reaves e o roteiro do episódio final de A CAVERNA DO DRAGÃO, intitulado REQUIEM.
Fernando Marés de Souza
Roteiro de Cinema, roteirodecinema.com.br 

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Conheça os indicados ao BAFTA de Roteiro 2010

O BAFTA (British Academy of Film and Television Art) divulgou os indicados ao prêmios da edição 2010. Os prêmios serão entregues no Royal Opera House, em Londres, em 21 de fevereiro.

Ano passado o BAFTA premiou "In Bruges", de Martin McDonagh, como melhor roteiro original e "Slumdog Millionaire", de Simon Beaufoy, como melhor roteiro adaptdado.

Conheça os indicados deste ano, com link para os roteiros disponíveis:

ROTEIRO ORIGINAL

THE HANGOVER (Se Beber Não Case) de Jon Lucas & Scott Moore

THE HURT LOCKER (Guerra ao Terror) de Mark Boal

INGLOURIOUS BASTERDS
(Bastardos Inglórios) de Quentin Tarantino

A SERIOUS MAN
(Um Homem Sério) de Joel Coen & Ethan Coen

UP
de Bob Peterson, Pete Docter

ROTEIRO ADAPTADO

DISTRICT 9 (Distrito 9) de Neill Blomkamp & Terri Tatchell

AN EDUCATION
(Educação) de Nick Hornby

IN THE LOOP
de Jesse Armstrong, Simon Blackwell & Armando Iannucci, Tony Roche

PRECIOUS: BASED ON THE NOVEL PUSH BY SAPPHIRE
(Preciosa) de Geoffrey Fletcher

UP IN THE AIR
(Amor Sem escalas) de Jason Reitman & Sheldon Turner


OUTROS

"Avatar", de James Cameron, recebeu 8 indicações, incluindo melhor filme e diretor; "Los Abrazos Rotos", de Pedro Almodóvar foi indicado como melhor filme estrangeiro; Jeff Bridges de "Crazy Heart", e Colin Firth de "A Single Man", foram indicados para melhor ator.

Veja a lista completa de indicados.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Datas de Robert Mckee confirmadas para Maio em São Paulo

O produtores Patricio Lynch e Mario Velasco confirmaram as datas do Seminário STORY, com Robert Mckee. O curso será em São Paulo, dias 15, 16, 17, 18 de Maio de 2010, e custará US$ 645.

As inscrições já estão abertas no site do evento. O mais aclamado professor de roteiros estará também em Santiago do Chile, entre 6 e 9 do mesmo mês para ministrar o Seminário de Gênero.
McKee's Story
"Durante 4 dias intensos (15, 16, 17, 18 Maio 2010) em São Paulo, Brasil, com tradução simultânea ao português, o professor Robert McKee, partindo de conceitos básicos, mostrará o mistério das estruturas, explicará as características de cada gênero, definirá a importância da ambientação, a diferença entre a caracterização e a realidade de um personagem."

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Roteirista teve que brigar por crédito em 'Up in the Air'

A aparente cordialidade entre Jason Reitman e Sheldon Turner, vencedores de melhor roteiro por "Up In The Air" (Amor sem escalas) na premiação do Globo de Ouro, esconde uma verdade que poucos sabem: O Roteirista Sheldon Turner teve que apelar ao WGA para receber o crédito de roteirista do filme.

A história de Turner é curiosa. Ele contou ao ScriptMag que escreveu uma adaptação baseado no livro de Walter Kirn como um "roteiro de especulação", sem ter os direitos do livro. Mas teve a sorte de ser chamado quando os produtores não gostaram do tratamento que tinham em mãos. Anos depois Jason Reitman entrou no projeto para dirigi-lo e reescreveu o material que culminou no filme.

Porém, como conta um artigo publicado no L.A. Times, apesar de elementos criados por Turner serem visivelmente reconhecíveis no filme por quem estuda o caso - ele criou a parceira do personagem de Clooney, a virada do suicídio, e até a já antológica frase com que o protagonista motiva os recém demitidos -  Reitman alegou que o trabalho substancial era só dele e que não precisava creditar o colega.

Mas quando diretores desejam receber créditos de roteiro nos EUA, uma arbitragem é automaticamente aberta no WGA, que acabou decidindo a favor de Sheldon e obrigou a Fox a creditar o roteirista.


Jason Reitman e Sheldon Turner - "É meu!" "Não, é meu!"
Reparem que no roteiro publicado de "Up In The Air" consta só o nome de Reitman. [UPDATE: A versão de Turner, datada de 2003 também se encontra online.

Na semana passada, enquanto os dois recebiam o 'Critcs Choice Award', uma saia justa aconteceu quando Reitman ocupou todo o tempo e não deixou Turner falar.

Há alegações ainda que Ted Griffin, que também escreveu um tratamento, seria outro roteirista que teria direito a crédito - a bela cena final seria criação dele por exemplo - mas trocou a honraria por um crédito de produtor executivo e um bocado de dinheiro.

Fernando Marés de Souza
Roteiro de Cinema, roteirodecinema.com.br 
FONTES: latimes | movieline | hollywoodjew | scriptmag | stephenfalk

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Up in the Air leva o Globo de Ouro de Roteiro 2010

A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood concedeu a Up In The Air (Amor sem escalas) de Jason Reitman e Sheldon Turner, baseado no livro de Walter Kirn, o Globo de Ouro de melhor roteiro.

O prêmio foi anunciado por Gerard Butler e Jennifer Aniston:




Leia o Roteiro de Up In The Air.

Os outros concorrentes ao prêmio de roteiro eram: The Hurt Locker, (Guerra ao Terror) de Mark Boal; It's Complicated, (Simplesmente Complicado) de Nancy Meyers; Inglourious Basterds, (Bastardos Inglórios) de Quentin Tarantino; e District 9, (Distrito 9) de Neill Blomkamp e Terri Tatchell;


James Cameron ganhou melhor direção por Avatar, que também foi escolhido melhor filme de drama. The Hangover (Se Beber Não Case) foi eleito melhor filme musical ou comédia.  Sandra Bullock melhor atriz de drama por The Blind Side. Robert Downey Jr. melhor ator de comédia ou musical por Sherlock Holmes.

Crazy Heart ganhou melhor canção original para Ryan Bingham e melhor ator de drama para Jeff Bridges. Precious (Preciosa) levou melhor atriz coadjuvante para Mo'nique. Christoph Waltz ganhou melhor ator coadjuvante por Inglourious Basterds.

Veja a lista completa dos premiados.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Assista o Globo de Ouro ao vivo aqui no blog

The Golden Globe Awards, a premiação da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, com sinal pirateado da NBC. É só apertar o botão de play pequeno, abaixo do vídeo. Divirta-se. Update: programa encerrado.

UPDATE: Up In The Air, (Amor sem escalas) de Jason Reitman e Sheldon Turner, baseado no livro de Walter Kirn levou o Globo de Ouro de melhor roteiro. Leia o post >> Up in the Air leva o Globo de Ouro de Roteiro 2010



E os bastidores, transmitido ao vivo pelo Ustream oficial do prêmio: Update: programa encerrado.


sábado, 16 de janeiro de 2010

Robert Mckee's Storylogue terá preview a partir de 23/01

O site Storylogue, do conceituado professor e autor de "Story" Robert Mckee será lançado em 30 de janeiro, mas a partir do dia 23 já estará disponível para pré-visualização. A filiação ao serviço custará US$ 499 anuais.


sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A cena de sexo em Avatar

Desde que a atriz Zoe Saldana contou para a imprensa que uma cena de sexo entre os personagens dela e de Sam Worthington - na forma alienígina Na'vi - foi filmada, começaram especulações sobre como seria a tal cena íntima de Avatar.

A cena consta tanto no Argumento quanto no Roteiro e estão reproduzidas mais abaixo. A cena foi cortada da versão cinematográfica para diminuir a faixa de idade da classificação indicativa do filme, mas deve constar no DVD da obra, contou James Cameron ao Daily Telegraph.

Zoe explicou o ato: "Se você pode sincronizar com o "banshee" e você pode sincronizar com uma árvore, por que não sincronizar com uma pessoa? Eu quase sinto que você vai ter o orgasmo mais incrível."

A especulação sobre bestialidade foi inevitável, já que o órgão sexual dos Na'vi se localiza na ponta de sua trança, e eles usam esse mesmo órgão para se conectar com os animais daquele mundo.

O humorista Stephen Colbert brincou com o assunto e leu trechos do roteiro em seu quadro "Movies That Are Destroyng America".



The Colbert Report
Mon - Thurs 11:30pm / 10:30c
Movies That Are Destroying America - Avatar Edition
www.colbertnation.com

Colbert Report Full Episodes
Political Humor


Economy


CENA DE SEXO NO ARGUMENTO
He puts his face close to hers.  She rubs her cheek
against his.  They kiss.  She pulls him down until they
are kneeling, facing each other in the sacred glade.

Zuleika unbinds her queue, letting her hair tendrils float
freely in a glossy mane.  Like the willows they seem to
stir gently in a breeze that isn't there.  Her supple
fingers slowly, lovingly, unbind Josh's queue and his hair
flows out around his shoulders.  They come together in
another lingering kiss.

With its own life, their hair floats together,
intertwining with gentle undulations.  Josh rocks with the
power of the direct contact between his nervous system and
hers.  It is how the Na'vi make love (or a part of it),
and it is the ultimate intimacy.

He falls into the infinite pool of her.  They sink down on
the bed of moss, and ripples of light spread out under
them.

Leia o Argumento. 
CENA DE SEXO NO ROTEIRO
He puts his face close to hers. She rubs her cheek against
his. He kisses her on the mouth. They explore each other.
Then she pulls back, eyes sparkling. 
 
                       NEYTIRI
          Kissing is very good. But we have
          something better.

She pulls him down until they are kneeling, facing each other
on the faintly glowing moss.
 
Neytiri takes the end of her queue and raises it. Jake does
the same, with trembling anticipation. The tendrils at the
ends move with a life of their own, straining to be joined.
 
MACRO SHOT -- The tendrils INTERTWINE with gentle
undulations.
 
JAKE rocks with the direct contact between his nervous system
and hers. The ultimate intimacy.
 
They come together into a kiss and sink down on the bed of
moss, and ripples of light spread out around them.
 
THE WILLOWS sway, without wind, and the night is alive with
pulsing energy as we DISSOLVE TO --
 
LATER. She is collapsed across his chest. Spent. He
strokes her face tenderly.
 
                       JAKE
          Neytiri, you know my real body is far
          away, sleeping.
 
She raises up, placing her fingertips to his chest --
 
                       NEYTIRI
          This body is real.
                (she touches his forehead)
          This spirit is real.
 
Her eyes are luminous, honest, infinitely deep.
 
                       NEYTIRI
          When I was first your teacher, I hated
          all Sky People. But you have also taught
          me.
                (whispering)
          Spirit is all that matters.
 
She lays her head down, against his chest, listening to his
heartbeat.
 
                       NEYTIRI
          I am with you now, Jake. We are mated for
          life.
 
                       JAKE
          We are?
 
                       NEYTIRI
          Yes. It is our way.
                (innocently)
          Oh. I forgot to tell?
 
He rouses up, making her look at him.
 
                       JAKE
          Really, we are?
 
                       NEYTIRI
          We are.
 
Jake considers this.
 
                       JAKE
          It’s cool. I’m there.

He lays his head down, and her arms enfold him, sheltering 
him as he sleeps.
Leia o Roteiro.
Fernando Marés de Souza
Roteiro de Cinema, roteirodecinema.com.br 

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Polêmica sobre o prêmio WGA e os roteiros indicados

O "Writers Guild of America, West" (WGAW) e o "Writers Guild of America, East" (WGAE), que são os sindicatos dos roteiristas dos Estados Unidos, anunciaram os indicados aos prêmios da entidade em 2010. A premiação será em 20 de fevereiro, em uma festa simultânea em Los Angeles e Nova York.

Pelos novos critérios, para ser indicado, o filme precisa ter sido escrito sob o acordo "Minimum Basic Agreement" do WGA , ou sob acordo similar de entidades afiliadas, como o Australian Writers Guild, Writers Guild of Canada, Writers Guild of Great Britain, Irish Playwrights & Screenwriters Guild or the New Zealand Writers Guild. Na prática, isso significa que apenas membros das Guildas podem concorrer.

Roteiros como "An Education" de Nick Hornby, "Inglourious Basterds" de Quentin Tarantino e "A Single Man" de Tom Ford e David Scearce eram inelegíveis. Apenas 79 roteiros -  43 originais e 36 adaptados - cumpriram o pré-requisito para participar das premiações, contra 267 em 2008.

A jornalista e roteirista Ana Maria Bahiana chegou a dizer que por isso a premiação desse ano seria "irrelevante", mas reconheceu posteriormente que a Guilda não fez feio com as indicações.

Entre os elegíveis que ficaram de fora da lista de indicados, estão títulos como:  "The Blind Side", "Coraline", "Invictus", "The Last Station", "The Lovely Bones", "Adventureland" e "Away We Go".

Conheça os indicados aos prêmios - e leia os que estão disponíveis através de link:

ROTEIROS ORIGINAIS

(500) Days of Summer (500 Dias Com Ela), de Scott Neustadter & Michael H. Weber; Fox Searchlight

Avatar, de James Cameron; 20th Century Fox

The Hangover (Se Beber Não Case), de Jon Lucas & Scott Moore; Warner Bros.

The Hurt Locker (Guerra ao Terror), de Mark Boal; Summit Entertainment

A Serious Man, (Um Homem Sério), de Joel Coen & Ethan Coen; Focus Features

ROTEIROS ADAPTADOS

Crazy Heart, de Scott Cooper; Baseado no livro de Thomas Cobb; Fox Searchlight

Julie & Julia, de Nora Ephron; Baseado nos livros Julie & Julia de Julie Powell e My Life in France de Julia Child com Alex Prud’homme; Sony Pictures

Precious, de Geoffrey Fletcher; Baseado no livro Push de Sapphire; Lionsgate

Star Trek (Jornada nas Estrelas), de Roberto Orci & Alex Kurtzman; Baseado em Star Trek, Criado por Gene Roddenberry; Paramount Pictures

Up in the Air (O Amor Sem escalas), de Jason Reitman and Sheldon Turner; Baseado no livro de Walter Kirn; Paramount Pictures

ROTEIROS DE DOCUMENTÁRIO

"Against the Tide", de Richard Trank; Moriah Films; "Capitalism: A Love Story", de Michael Moore; Overture Films; "The Cove", de Mark Monroe; Lionsgate e Roadside Attractions; "Earth Days", de Robert Stone; Zeitgeist Films; "Good Hair", de Chris Rock & Jeff Stilson e Lance Crouther e Chuck Sklar; Roadside Attractions; "Soundtrack for a Revolution", de Bill Guttentag & Dan Sturman; Freedom Song Productions e Louverture Films

TELEVISÃO,  RÁDIO E OUTROS

Os WGA's também anunciaram os indicados aos prêmios das categorias "Television, Radio, News, Promotional Writing, and Graphic Animation". Entre os destaques, as séries dramáticas "Lost", "Dexter", "Mad Men"; as séries cômicas "Glee", "30 Rock", "Curb Your Enthusiasm" e "The Office". Veja a lista completa.

Fernando Marés de Souza
Roteiro de Cinema, roteirodecinema.com.br 

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Novas sobre o Robert Mckee's Storylogue

O Mckee e sua esposa Mia me sondaram sobre a possibilidade de lançar uma versão em português do Storylogue. O que vocês acham?



Conteúdo


Aulas Semanais de Robert McKee:
ExtensivaS e aprofundadas aulas sobre a arte e técnicas de escrever estórias.

Entrevistas semanais de Robert McKee:
Debates com artistas e profissionais de mídia - roteiristas, diretores, atores, produtores, dramaturgos, editores, agentes e advogados de entretenimento - sobre como fazem o que fazem para dar aos membros do StoryLogue insights em primeira mão sobre seus ofícios e indústria.

Perguntas e Respostas Diárias de Robert McKee:
Sr. McKee responde em vídeo à perguntas de roteiristas do mundo todo.

Rede Social Completa:
Sala do escritor: onde os membros podem apoiar mutuamente e criticar o trabalho um dos outros. Periodicamente, o Sr. McKee vai entrar nas salas para adicionar suas notas e fazer sugestões sobre as obras em discussão.

Anúncios: agentes que procuram clientes, produtores que procuram roteiristas, roteiristas que procuram co-autores e colaboradores, e muito mais.

Perfis de membros: Esta comunidade exclusiva de escritores permitirá aos membros do StoryLogue conectar-se, socializar e trabalhar com outros escritores de todo o mundo.

Mais detalhes em breve
Fórum ao vivo de Robert McKee.

Fernando Marés de Souza
Roteiro de Cinema, roteirodecinema.com.br 

domingo, 10 de janeiro de 2010

Robert McKee fala sobre o roteiro de Chinatown

Chinatown começou como um roteiro baseado numa estória real, que Robert Towne ouviu seu pai contar, sobre um escândalo no suprimento de águas em Los Angeles.

Depois de diversos tratamentos, Towne estruturou o roteiro como um "who done it" de mistério clássico. No final, o herói prendia o bandido e todos viviam felizes para sempre.

A Paramount gostou do roteiro e ofereceu a Roman Polanski, que achou interessante, mas não acreditava no final. Ele não comprava a idéia de que um detetive vagabundo ganhava de enormes poderes políticos. Polanski concordou em dirigir o filme, mas somente se houvesse grandes alterações no roteiro, começando pelo final, que devia deixar de ser feliz e passar a ser trágico.

Towne concordou em colaborar, mas segundo Mckee, foi Polanski com sua genialidade quem transformou um "trhiller" convencional de detetive em uma obra prima.

Antes de Chinatown, a convenção de todos os mistérios de assassinato era que o detetive identificasse, prendesse e punisse o assassino. Mas Polanski quebrou essa convenção, abrindo caminho para que outras grandes obras fossem feitas. E num gesto de humildade, Polanski não quis créditos no roteiro.

Mckee compara a obra com a mais antiga estória de detetive, Édipo Rei: as duas estórias se passam numa cidade que sofre com a seca, os dois protagonistas acham que estão agindo pelo bem público e pelo futuro, quando de fato estão sendo dirigidos por desejos privados e inconscientes com raízes num passado sombrio; as duas estórias envolvem incesto e a morte da figura paterna; a falha fatal de ambos heróis é o orgulho excessivo; ambos assumem que o crime fora cometido por motivos convencionais - poder, cobiça - mas descobrem o mal irracional.

Veja e ouça Mckee falar sobre o roteiro, o filme, e seu sistemas de imagens:

ROBERT MCKEE ON CHINATOWN (Filmworks, 1993):



LEIA O ROTEIRO
CHINATOWN
Robert Towne
Third Draft, October 9, 1973

COMPRE O ROTEIRO
CHINATOWN
Robert Towne
Softcover, 432 pages
Inclui o roteiro de The Last Detail
Publisher: Grove Press
ISBN: 0802134017
writerstore | amazon | googlebooks


Excerto de Chinatown:

(...)

Gittes stares at her. He's been charged with anger and
when Evelyn says this it explodes. He hits her full in
the face. Evelyn stares back at him. The blow has forced
tears from her eyes, but she makes no move, not even to
defend herself.

                       GITTES
                  I said the truth!

                       EVELYN
                  -- she's my sister --

Gittes slaps her again.

                       EVELYN
                   (continuing)
                  -- she's my daughter.

Gittes slaps her again.

                       EVELYN
                   (continuing)
                  -- my sister.

He hits her again.

                       EVELYN
                   (continuing)
                  My daughter, my sister --

He belts her finally, knocking her into a cheap Chinese
vase which shatters and she collapses on the sofa,
sobbing.

                       GITTES
                  I said I want the truth.

                       EVELYN
                   (almost screaming it)
                  She's my sister and my daughter!

(...)

Fernando Marés de Souza
Roteiro de Cinema, roteirodecinema.com.br 

sábado, 9 de janeiro de 2010

Fox publica o roteiro de Avatar online

A 20th Century Fox publicou o roteiro de Avatar, escrito por James Cameron, em seu site para poder ser lido online.  O Simply Script como sempre foi o primeiro a noticiar. LEIA O ROTEIRO. O "outline" de Avatar já estava disponível há alguns anos. 

AVATAR SCREENPLAY
undated, unspecified draft script by JAMES CAMERON
hosted by: 20th Century Fox – in pdf format

In the future, Jake, a paraplegic war veteran, is brought to another planet, Pandora, which is inhabited by the Na’vi, a humanoid race with their own language and culture. Those from Earth find themselves at odds with each other and the local culture.



Entre outros roteiros novos encontrados através da ferramenta de procura de nosso site estão: UP IN THE AIR, de Jason Reitman baseado no livro de Walter Kirn; 500 DAYS OF SUMMER, de Scott Neustadter & Michael H. Weber; e WHERE THE WILD THINGS ARE, de Spike Jonze & Dave Eggers baseado no livro de Maurice Sendak.

Scripts on the Net é a melhor e mais completa ferramenta para encontrar Roteiros em Inglês, Português, Francês, Espanhol e Persa. A ferramenta procura nos maiores repositórios de roteiro do mundo, com destaque para o Script Crawler, Simply Scripts, IMSDb, e The Daily Script, porém a lista é grande. A busca pode ser feita por título, autor, e até por fragmento de diálogo. Cada vez que um título de roteiro novo aparece num desses sites, ele automaticamente é adicionado ao Scripts on the Net.

Teste para ver se você encontra algo que goste. Se não encontrar, é 99% de chance de não estar disponível na rede.

Começo de Avatar:

(...)

THE SOUND OF DRUMS, from a great distance, growing louder.

FADE IN:

WE ARE FLYING through mist, a dimly glimpsed forest below.

                                VOICE (V.O.)
                    When I was lying there in the VA
                    hospital, with a big hole blown through
                    the middle of my life, I started having
                    these dreams of flying.

We are very low over the forest now, gliding fast, the drums BUILDING to a PEAK --

                                VOICE (V.O.)
                    Sooner or later though, you always have
                    to wake up...
                                                                                                                      CUT TO:

(...)

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Notas do Seminário de John Truby - parte 5/6

Em Setembro de 2009 participei do Seminário '22-Step Great Screenwriting', com John Truby, em Londres. Estou publicando aqui, em seis partes, as anotações que redigi durante as palestras. As quatro primeiras partes podem ser lidas aqui: Parte I, Parte II e Parte III e Parte IV.  Segue agora a quinta parte.


NOTAS DO SEMINÁRIO DE JOHN TRUBY - PARTE V

GÊNEROS

Gêneros são formas especificas de tramas.

Cada um tem 8 únicos 'beats' de estória e filosofias próprias sobre como viver uma boa vida.


HORROR

Pergunta chave: O que é humano e o que não é humano?
Desejo: Derrotar um monstro.

O Herói teme ver o que não é humano neles mesmos.

FANTASIA

Pergunta chave: Como viver com estilo e liberdade?
Desejo: Explorar um mundo imaginário.

Relacionado ao horror e a Ficção cientifica pois também é ficção especulativa.  A mais geométrica das formas da estoria, oposição entre local e personagem. A viagem ao mundo da fantasia deve solucionar a fraqueza e a necessidade do herói, quando ele volta ao seu mundo mundano ele o vê em uma nova luz.

SCI-FI

Pergunta chave: Como se cria um mundo melhor?
Desejo: Lidar com as ferramentas do mundo.

Filosofia social feita em forma de ficção.

A tecnologia é importante para o personagem, para a trama ou para ambos.

MITO

Pergunta Chave: Qual o seu destino?
Desejo: ir em uma jornada que por fim levará a si mesmo.

Quase sempre conectado a um ou dois ou mais gêneros, que ajudam a modernizar e unificar a estoria.

AÇÃO

Pergunta chave: Lutar ou fugir, a liberdade ou a vida?
Desejo: Entrar em combate.

Um homem deve fazer o quê um homem deve fazer.

AMOR

Pergunta chave: O quanto você pode amar?
Desejo: Se apaixonar.

Dois personagens principais. Apesar das diferenças e dos erros cometidos com o outro devem aprender a perdoar.

DETETIVE

Pergunta chave: Quem é culpado e quem é inocente?
Desejo: Descobri a verdade.

Um mundo da estória sinistro, corrupto e moralmente complexo.

CRIME

Pergunta chave: Quem é permitido viver acima da lei?
Crime: Pegar o criminoso.

Menos ênfase no aspecto de mistério do Detetive, e mais na batalha entre a Lei e o Crime.

THRILLER

Pergunta chave: Sua suspeita é justificada?
Desejo: Escapar do ataque.

Uma estória de crime onde um detetive (qualquer um) se transforma na vítima e fica em grande perigo.

COMÉDIA

Pergunta chave: Você mostra ou esconde seu verdadeiro "eu"?
Desejo: Ganhar amor ou sucesso com resultados cômicos.

Diversos sub-gêneros: Comédia de ação, buddy picture, comédia romântica, etc.

OBRA DE MESTRE

Não é um gênero propriamente dito, transcende o gênero e tem elementos narrativos avançados. Pergunta chave: Como viver sem ser escravizado em um sistema?

FIM DA PARTE V – LER TUDO, ou leia a Parte I , Parte  II , Parte III, Parte IV

Fernando Marés de Souza
Roteiro de Cinema, roteirodecinema.com.br

Foto por Fernando Marés de Souza

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails